• Sofia Botelho

Capa de crochê para abraçar as suas canecas

Atualizado: Jun 18


Quando postei a primeira receita do blog, o porta-copos Ítaca, ainda não havia pensado em fazer a receita da toalha de chá (tea towel). Adorei como em seguida tive a ideia de criar a toalinha, que logo compôs com o porta-copos um kit fofo para a hora do chá. Já recebi registros lindos de pessoas que fizeram suas toalhas e porta-copos, mas eu estava com a sensação que faltava alguma coisa nesse kit. É claro! Uma capa para canecas. Quem já acompanha meu trabalho há algum tempo sabe que quando participava de feiras com minhas peças as capas para canecas estavam sempre presentes no meu estande. Eu adorava fazer as receitas de cozy mugs Trama e Grão de Café da Amanda Ourofino. Capas para canecas são itens rápidos de tecer e perfeitos para presentear quem a gente ama! Com os três elementos então, a capa para caneca, o porta-copos e a toalha de chá, o presente fica ainda mais especial.


Há algumas semanas chegou um fio novo na Casa da Vivi, loja onde trabalho. É um fio italiano 100% algodão penteado (produzido a partir das fibras mais longas do algodão). À primeira vista, já fiquei encantada com a paleta de cores da marca e logo quis experimentá-lo. Então resolvi fazer um novo kit de chá com ele, acrescentando a capa para canecas. A maciez do fio, incomum nos fios 100% algodão, foi perfeita para as peças! A toalha de chá ficou uma nuvem e com todas as vantagens de um fio 100% algodão.




Para a capa para canecas, escolhi um padrão que a minha enciclopédia de pontos de crochê chamou de "Falling leaves" (folhas caídas). Achei tão poético! A trama alterna pontos baixos e pontos altos que parecem mesmo cair de um lado para o outro, seguindo uma dança, como as folhas de outono. Gostei muito do resultado e achei que a trama combinou bem com a textura da toalha de chá.

O toque final da receita são as alças cruzadas com os dois botões na frente. Eu adorei a forma como elas abraçam a xícara e conferem um ar bem bonito e moderno à peça.


Vamos à nossa receita?


Materiais

  • Cotton Basic (50g) da filatura Cervinia. [Composição: 100% algodão penteado]. Cores dos modelos: 6 e 13

Você também pode fazer com o fio Balloon (100g) ou Balloon Amigo (50g) da Pingouin. [Composição: 58% algodão, 42% acrílico]

  • Agulhas de crochê 3.5mm e 4.5mm

  • Agulha de tapeçaria

  • Tesoura

  • 2 botões

  • 2 marcadores de ponto

  • Linha de bordado ou de costura

  • Agulha de costura

  • Caneca

  • Chá bem quentinho

Abreviações:

corr: correntinha

pb: ponto baixo

pa: ponto alto

pbx: ponto baixíssimo


Observações:

  • O ponto básico da nossa receita é a concha, um ponto que combina um ponto baixo e 2 pontos altos tecidos no mesmo ponto.

  • Recomendo que você faça a carreira de base das correntinhas com a agulha maior (4.5mm) para o seu trabalho não ficar repuxado. No restante da receita, trabalharemos com uma agulha 3.5mm.



Receita


Com a agulha 4.5mm, faça 35 corr.

Agora vamos usar uma agulha 3.5mm.


Carreira [1] : Coloque a agulha na segunda correntinha a partir da agulha e faça um pb. Volte a agulha na mesma correntinha e faça mais 2 pa. Você acaba de fazer a sua primeira concha. Pule as duas correntinhas seguintes e faça uma concha na próxima correntinha: 1pb + 2pa. Pule duas correntinhas e repita o padrão: (1pb + 2pa na correntinha seguinte, pule 2 corr)* até faltarem três corr.

Carreira 1


Então pule 2 corr. Na última corr de base, faça somente 1 pb.


Carreira [2] : Faça 1 corr de subida, vire o trabalho e faça uma concha (1pb + 2pa) neste mesmo ponto, o último pb da carreira anterior. Agora você vai fazer as conchas somente nos pontos baixos das carreiras anteriores. Ou seja, pule os próximos 2 pontos (os pa da carreira anterior) e faça uma correntinha no próximo ponto (o pb da carreira anterior). Siga fazendo este padrão: (pule 2 pontos altos, faça 1pb + 2pa no próximo pb).


Carreira 2


Ao chegar no último pb, faça 1pb simples.


Carreiras [3-8]: Repita a carreira 2.


Para fazer as alças


Vamos trabalhar as alças ao longo da lateral do trabalho. Faça 2 pbx ao longo da lateral da sua capa. Em seguida, faça 25 corr, volte no mesmo ponto e feche com 1pbx. Você tem sua primeira alça! Faça 3pbx ao longo da borda e repita o processo para a segunda alça: 25 corr, fecha com 1pbx no mesmo ponto. Faça 2pbx para terminar a borda. Corte o fio e arremate.

Crochetando as alças


O toque final: costurar os botões

Agora só falta costurar os botões para ter um resultado perfeito. Eu uso linha de bordado mesmo, mas você pode usar o que tiver em casa ou até mesmo um pedacinho do fio que você usou no seu trabalho. Uma dica: eu gosto de fazer uma simulação com marcadores de ponto. Faço assim: coloco a capa ao redor da caneca e meço onde as alças ficariam mais legais. Então, coloco os marcadores de ponto no lugar onde quero costurar os botões e vejo se ficou legal. Tudo certinho, aí é só costurar os botões onde os marcadores de ponto estão indicando.

Prontinho! Agora você já pode aconchegar a sua caneca e preparar um dos seus chás favoritos. Seu kit "hora do chá" está completo!

Se você postar o resultado, não esqueça de usar as hashtags #fizemitaca e #kithoradocha , vou adorar ver as peças de vocês!

0 visualização

©2020 por Ateliê Ítaca.

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Sofia Botelho, do Ateliê Ítaca, exceto quando sinalizado.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now